domingo, 22 de março de 2009

Eu quero ser amiga do Zé Ramalho

Zé Ramalho lançou um álbum inteirinho de versões de músicas do Bob Dylan. No primeiro impacto você acaba estranhando algumas letras com rimas estranhas. Mas a tradução está bem fiel à letra original e na maior parte delas, bem interessante. Neste final de semana, ele subiu ao palco do HSBC Brasil, em São Paulo para apresentar o novo projeto. O cenário traz um pano de fundo com a imagem da rua igual à capa do álbum. O show se dividiu em duas partes. A primeira só de músicas novas entre elas Tá Tudo Mudando (que tem a participação do Frejat nas guitarras), Não pense duas vezes, ta tudo bem, O vento vai responder, Como uma pedra a rolar e a versão totalmente brazuca para Batendo na Porta do Céu.

Em entrevista à revista Rolling Stone, Zé Ramalho contou que mandou todo o material para Bob Dylan aprovar e que junto mandou explicações das adaptações bem brasileiras, como "Hey Jackson do Pandeiro toque para mim", ou quando ele fala de candomblé, e que tudo isso foi aprovado por Dylan. Aí eu fico imaginando: o Zé Ramalho é fã declarado do Dylan. A honra de ter um trabalho aprovado por seu ídolo e poder apresentá-lo para seu público deve ser imensurável. E foi o que eu acredito que ele deve ter sentido neste final de semana em São Paulo.

A segunda parte do show trouxe os hits já consagrados: Eternas Ondas, Frevo Mulher, Avôhai, Chão de Giz, Vila do Sossego, e muitos outros. Eu sou suspeita para falar desse show porque sentei lá na frente e paguei caro pelo meu ingresso porque eu sabia que valeria o dinheiro. E valeu. Zé Ramalho é voz, é letra, é alma. E já dizia Thêdy Correa, do Nenhum de Nós, “Música para ser boa, tem que ter alma”. As músicas de Zé Ramalho tem alma explícita. Daquelas que te arrepiam. Resumindo: Zé Ramalho canta Bob Dylan está aprovadíssimo (com exceção de O Homem Deu Nome a Todos Animais, que eu acho que nem precisa ser comentada).


Um comentário:

  1. Vocês que fazem parte dessa massa!
    =]

    interessante...
    não sabia desse álbum

    ResponderExcluir