domingo, 22 de março de 2009

A polêmica vale o talento?


Essas cantoras polêmicas atuais, como Lily Allen, Amy Winehouse, Britney Spears, Madonna, e tantas outras, que sempre estão envolvidas em escândalos, fofocas, e exageros cotidianos são tão famosas por seus atos, mas será que se dependesse só de seu talento musical, elas estariam na mídia da mesma forma?



Amy Winehouse ganhou o mundo de fato com o hit Rehab. Não há dúvidas sobre o talento e a voz dessa inglesa que vive de amores intensos e morre aos poucos de drogas intensas. Mas, de tão intensa que é acaba agindo por impulso, ou sem impulso algum. Amy coleciona escândalos e páginas de noticiários com suas artimanhas pelo mundo. Em seu primeiro CD, Frank, quando era mais menina e tinha até carne naquele corpo, ela não atingiu a fama que conseguiu com Back To Black. Pode ser porque sua música ficou mais madura, suas composições mais profundas, seu visual mais chamativo. Pode ser pelo tempo necessário para que ela caísse na boca do povo. Mas mais que isso, pode ser porque sua música falava sobre ir para uma clinica de reabilitação contra sua vontade. Não duvido que Amy pudesse fazer o sucesso que faz por seu talento em si, mas também tenho certeza de que se não fosse pelas brigas tórridas com Blake Fielder-Civil, as overdoses escandalosas, os shows que se transformaram em catástrofe, os topless no Caribe, Amy não teria se tornado um ícone da cultura pop como se tornou.




E Lily Allen? Seguiu pelo mesmo caminho, mas em doses reduzidas. Foi muita bebedeira, muitas drogas, muitas noitadas, muitas brigas com paparazzi. Sua música e seu estilo em seu primeiro álbum entraram na linha retrô, porque está na moda. A voz é agradável, seu sucesso começou pelo YouTube, suas letras são fortes e muitas vezes agressivas. E agora, ela mudou. Parou com drogas, bebedeiras, topless. Seu som está diferente e ela continua nos primeiros lugares de rankings de venda do mundo todo. Mas ela não saiu dos noticiários.



Britney Spears é um pouco diferente. Começou como boa moça, o que deu muito certo na época. Conforme foi crescendo, ela foi ficando mais ousada, até que a ousadia chegou a ponto de casamento em Las Vegas, gravidez repentina, internações para reabilitação, cabelo raspado, e mais e mais escândalos. Hoje, ela bomba. Porque se recuperou, porque está linda, porque voltou como antes com turnê e tudo. E hoje ela é uma boa mãe e reduziu a cota de exageros, mas não a de playbacks. E todo dia você vê uma foto dela na Internet.

Ser escandaloso é ser pop. Não importa se você canta bem ou não. Se estiver com um pozinho branco no nariz, fazendo topless, e brigando com paparazzi, a sua música vai tocar.







E é claro que isso não é uma regra.


E do fundo do meu coração, eu queria entender se elas estão onde estão por seu talento ou pelo número de escândalos publicados. Confesso que conheci a Amy primeiro por sua música e logo ela se mostrou "muito louca" (não no sentido de muito legal, de louca desvairada mesmo) e eu continuo gostando. Não é porque ela age às vezes de maneira vergonhosa que eu não vou deixar de gostar de seu trabalho. Mas a impressão que tenho é que muitas pessoas admiram a loucura dela. E sério, isso não é saudável.







Um comentário:

  1. Não gosto de nenhuma delas!
    E os seus atos toscos só fazem minha repúdia aumentar (y)
    hahahahah
    mas claro... estou longe de ser a regra

    ResponderExcluir